Montando o Corpo Humano

TEMA: Montando o corpo humano
OBJETIVO: Mostrar para os alunos como é importante a comunicação e o trabalho em grupo
IDADE: 11 a 16 anos
MATERIAL: 6 cartolinas (5 grupos + 1), cola, tesoura, 5 envelopes, fichas (ver preparação), lápis de cor, lápis de cera
Obs: A dinâmica prevê 5 grupos com 3 a 5 participantes

PREPARAÇÃO:

Cada envelope terá duas fichas com uma parte do corpo humano escrita. São elas:

Cabeça, Tronco, Braço direito, Braço esquerdo, Mão direita, Mão esquerda, Perna direita, Perna esquerda, Pé direito, Pé esquerdo.

Colocar de preferência partes bem diferentes, por exemplo, cabeça com pé direito, mão esquerda com perna direita, tronco com mão direita, etc…

Fichas com as partes do corpo humano

DINÂMICA:

A turma é dividida em 5 grupos. Cada grupo recebe um envelope contendo duas fichas com parte do corpo humano. Ao entregar o envelope para o grupo, dizer que nele haverá dois desenhos a serem feitos.

Atenção: Não dizer que são partes do corpo humano.

Separar os grupos em lugares diferentes, se possível, salas diferentes. Avisar que ao terminar eles irão juntar os desenhos. Dizer apenas que irão juntar, sem dar mais explicações.

Deixar que eles desenhem. Não sugerir, mas se alguém do grupo quiser bisbilhotar o desenho dos outros, pode permitir. Será muito legal se eles tiverem esta idéia e se comunicarem entre si para realizar um desenho coerente.

Após todos terem desenhado, os grupos se reúnem de volta e juntos irão, cortar seus desenhos de suas cartolinas e colar monstando o corpo humano na cartolina final.

Após montado, muito provavelmente o desenho estará maluco. Conversar sobre o trabalho em equipe, sobre comunicação, como poderia ficar melhor se um grupo ajudasse o outro, etc…

About these ads

17 respostas para Montando o Corpo Humano

  1. Dominique disse:

    Sou evangelizadora. No meu centro espírita haverá um encontro que acontece anualmente. O tema do encontro é Igualdade, fraternidade e liberdade. Para a evangelização permanecerá o mesmo tema. Não sei o que faço para as crianças. Gostaria de receber uma luz. Trabalho com o maternal e jardim. Se vocês pudessem me ajudar eu agradeceria muito.

  2. Rafael disse:

    Olá Dominique,

    Nós fizemos uma pesquisa, separamos alguns links e escrevemos alguns tópicos para auxiliar no estudo.

    Além disso sugerimos o filme \”Irmão Urso\”, que trata do assunto.

    Links:
    * http://www.searadeluz.com.br/indframe.html
    na aba de “evangelização infantil” temos diversas estórias para complementar aulas
    * http://www.rumo.com.br/
    livros espíritas infantis
    * http://www.edicoesgil.com.br/educador/boasvindas.html
    textos e dicas de Rita Foelker

    IGUALDADE

    Igualdade e desigualdade na Natureza: diversidade de plantas e animais e harmonia de suas existências

    (levar fotos ou histórias)

    Igualdade e desigualdade nas pessoas: as diferentes aptidões, nos gostos pessoais, nas artes, na escolha das cores, nas músicas, nas brincadeiras.

    Refletir sobre o desenvolvimento da noção de igualdade de direito, embora as desigualdades de aptidões, sociais, de raças, religiões.

    LIBERDADE

    A compreensão de liberdade e responsabilidade pelos nossos atos.

    A liberdade de agir e liberdade de pensar, onde é preciso lembrar que sempre colhemos o que semeamos.

    A compreensão do respeito à liberdade alheia.

    FRATERNIDADE

    Desenvolver o sentimento de amor ao próximo, através dos ensinamentos de Jesus.

    Destacar a caridade material e moral, como exercício do amor verdadeiro.

    A colaboração e amizade e respeito ao próximo como auxiliares nas tarefas e relacionamentos.

    A noção da propriedade alheia.

    Desenvolver atividades entre pais e filhos

    Importante: CRIAR BRINCADEIRAS E TAREFAS PARA ILUSTRAREM TAIS CONCEITOS.

  3. Dominique disse:

    Obrigada, pela dica. Eu vou indicar seu blog para alguns amigos. Suas sugestões de aulas são realmente ótimas.

  4. jefferson disse:

    imagems do corpo humano

  5. RENATA disse:

    Gostei muito do trabalho feito. Trabalho com turmas de 1ª a 4ª, sou professora de Educação Física, gostaria de dar trabalho para as crianças, mais tem um pequeno problema, a questão é que os alunos moram na roça e fica difícil vir na rua pesquisar, e tb material é bem escasso nas bibliotecas onde moro, se puder me dê sugestões de trabalho para que eu possa fazer merolhar e fazer um bom serviço com os alunos. Adorei essa sugestão de trabalho sobre o corpo humano. Muito Obrigada.

  6. suely disse:

    ESTOU ADORANDO SUAS IDEIAS TRABALHO COM CRIANÇAS COM IDADE 11 A 13 ANOS E PRECISO MUITO DE DINAMICAS . OBRIGADO E QUE DEUS TE ILUNINE

  7. Maria Lucia saldanha disse:

    Gostei muito das dinâmicas acima, mas as crianças com as quais eu trabalho estão na faixa etária dos 07 aos 10 anos e tenho muita dificuldade de trabalhar com eles de forma ludica.

    Gostaria de ajuda, pois neste sabado estou inicando as atividades, onde o tema de inicio será livre. Qual dinâmica que devo Aplicar.

  8. Gláucia disse:

    Olá, Maria Lucia. Temos nestas aulas várias sugestões que estariam de acordo com a faixa etária que vc trabalha. No início, nas aulas de setembro de 2005, Supermercado no Céu abrange uma série de sentimentos e valores importantes de serem trabalhados. Da forma como a aula é aplicada, as crianças passam a conhecer um pouco mais de si mesmas.
    Aprendendo com o Jogo da Velha é divertido, eles conhecem o jogo e adoram disputar entre si. Vc pode começar com definições de sentimentos, como amor, alegria, raiva, para que aprendam a identificar aquilo que estão sentindo.
    Eu começo, você termina dá a oportunidade de você conhecer melhor o seu grupo de crianças. É divertida, todos se comunicam e participam.
    Conte conosco. Um abraço.

  9. Marina ANgela Gomes da Silva disse:

    como faz para parar de doer a nossa coluna eutenho so apenas 8 anos de idade e sofro com uma dor na coluna vertebral você pode me explicar o que provoca essa dor na coluna e como faz para parar de doer?

    DE:Marina
    PARA:o dotor

  10. heliemara oliveira disse:

    ola , eu queria saber quais sao as partes mais importantes do nosso organismo…

  11. Sou evangelizadora , meus jovens tem 17 e 18 anos
    Gostaria de sugestão para o estudo, e tb algumas dinamicas.

    Um grande abraço

    LÚCIA

  12. Vanessa Quadros disse:

    Oi..adorei esses arquivos..gostaria de saber como participar …muito obrigada e que Deus abençõe a todo…aguardo retorno.

  13. Rafael disse:

    Oi Vanessa,

    Você quer enviar aulas também? Mande para meu e-mail que publico no site em seu nome!

    Abs

    Rafael Lima

  14. Este site é maravilhoso, gostaria de saber se tem outros, pois é muito bom poder aprender com pessoas assim como vcs
    um abraço fraterno.
    lucia

  15. karol disse:

    eu gostei de ler isto e tu BRUNA CRISTINA SAYS

  16. Patricia disse:

    Olá!!! Gostaria de algumas sugestôes sobre o tema Saúde ou Doença: a escolha é sua; para trabalhar com jovens de 10 e 11 anos.
    Muito obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: