Buscando Soluções para a Sociedade

OBJETIVO: levar o grupo a perceber a dificuldade, mas também a necessidade de se trabalhar em conjunto, encontrar soluções para problemas de uma sociedade, fazer o jovem perceber-se como parte integrante e sua necessidade de atuar promovendo melhorias para o todo.

MATERIAL: tiras de papel previamente escritas.

COMO APLICAR: Dividir a turma em dois ou até quatro grupos, dependendo do número de alunos que você tem. Os grupos devem ter pelo menos seis crianças para que possa haver bastante discussão. Escrever nas tiras de papel palavras que signifiquem problema e palavras que signifiquem solução. Comece distribuindo as palavras-problema até que acabem. Chame atenção para que os grupos percebam que tem em mãos problemas que eles conhecem e muitas vezes até vivenciam. Distribua em seguida as palavras-solução. Faça tiras repetidas para serem usadas em mais de um problema. Peça a todos que organizem os problemas e suas soluções em ordem de prioridade a serem resolvidos. Os grupos poderão trocar soluções para melhor solucionarem problemas.
Exemplos de palavras-problema: miséria, poluição, carência, abuso, descaso, manipulação, influência, desmatamento, sonegação, roubo, violência, desigualdade, indiferença.
Exemplos de palavras-solução: solidariedade, distribuição de renda, controle de gastos, equilibrio, influência, respeito, cooperação, ética, vontade, esforço, perseverança.

About these ads

3 respostas para Buscando Soluções para a Sociedade

  1. beth amaral disse:

    Já estou gostandoda dinâmica,vou tentar usar,embora minha turma é bem grande e de idade diversa

  2. Reinaldo Luiz disse:

    Legal demais , vou trabalhar esta dinâmica com jovens sobre o tema das Leis Morais e lei do trabalho em que no esforço de cada os homens buscarão as soluções .

  3. Márcia disse:

    Utilizei a dinâmica citada e foi muito bom. As crianças se interessaram e procurei passar a responsabilidade de melhorar o mundo a elas. Então, se sentiram os governadores do mundo e se aplicaram bastante.
    Obrigada pelas grande dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: