Preservação da Natureza e Ecologia

OBJETIVO: Conscientizar os alunos sobre a importância de preservação da natureza, provocar uma reflexão sobre o que não pode ser feito e o que deve ser feito em relação à natureza.

IDADE: Alunos de 11 a 15 anos.

MATERIAL: Uma folha e um lápis para cada aluno.

DINÂMICA:

No início da aula, informe que o tema será preservação da natureza e faça uma primeira pergunta: O que é natureza?

Deixe que eles respondam até chegarem mais próximos da definição completa. Instigue perguntando aonde fica a natureza, e brinque perguntando qual o endereço da natureza.

Depois que todos participaram, você deve explicar com detalhes o que é a natureza. Abaixo algumas das definições:

Natureza é tudo que foi criado por Deus e não pelo homem.

Natureza é o conjunto da fauna e flora mais os homens.

Natureza é tudo material, natural.

Em um segundo momento peça para que eles digam quais são os males que podem ser causados à natureza. Escreva no quadro conforme eles forem falando:

Jogar lixo na rua, nos mares ou fora do lixo
Desmatar a floresta
Maltratar/Matar os animais
Poluir o ambiente
Gastar muita água
Gastar muita luz
Construir casas em barreiras

Em educação não é interessante fixar as coisas ruins ou erradas, por isso a princípio não seria bom escrever estas frases positivas com verbos cujas ações não são boas, mas para essa dinâmica isso é necessário e será contornado mais adiante.

Por isso, escreva como o exemplo acima e coloque um NÃO bem grande numa chaves } ao lado de toda a lista.

É importante neste momento justamente listar o que NÃO deve ser feito.

Depois desse momento, distribua uma folha de papel e um lápis para cada um. Peça para que eles dividam a folha em dois e que no lado esquerdo escrevam “Lista”e no lado direito “Desenho”.

Peça para que cada um escreva no quadrante Lista, a listagem de coisas que devem ser feitas à natureza e que são o oposto do que está escrito no quadro.

Não vale reescrever o que está no quadro com o “não” na frente. Deixe claro que eles devem mudar o verbo. Enquanto explica isso, risque os verbos negativos do quadro, tais como: matar, gastar, poluir, desmatar.

As listas serão compostas por:

Jogar lixo no lixo
Realizar coleta seletiva
Reciclar o lixo
Plantar árvores
Regar as flores
Cuidar bem dos animais
Economizar água
Economiza luz
Respeitar o próximo

Conforme eles forem escrevendo, vá dando dicas e perguntando o “como fazer” de algumas coisas.

Fale mais sobre cada item, por exemplo, explicando que fechando a torneira na hora de escovar os dentes eles estão economizando água e essa economia é significativa.

Depois que todos tiverem terminado, cada um deve escolher um item da lista e fazer um desenho, no lado direito da folha sobre o item que escolheu. É importante que o desenho não seja apenas uma paisagem, mas sim uma das ações escolhidas.

Por fim peça para alguns lerem os itens que escreveram e mostrem o desenho que fizeram.

Para finalizar, enquanto você apaga o quadro, chame a atenção deles, diga para apagarmos da nossa vida as coisas ruins e para aplicarmos nas nossas vidas tudo que escreveram na lista ao lado e peça para que eles escrevam um SIM bem grande ao lado da lista que escreveram.

About these ads

9 respostas para Preservação da Natureza e Ecologia

  1. amanda disse:

    na verdade eu não procurava isso

  2. Gostei muito do site. Ainda não temos evangelização infantil em nossa casa, pois a mesma é muito jovem (5 anos), mas já estamos em busca de material para organizarmos a evangelização infantil e achei muito interessante as informações aqui encontradas.

  3. Daniela disse:

    eu não procurava isso

  4. Fabiana disse:

    Rafael, Quero te parabenizar pelo seu trabalho. Venho utilizando este site ha algum tempo. Sempre utilizando as dinamicas sugeridas por vocE.

    Obrigada mais uma vez por dividir este talento conosco.

    Beijos

    Fabiana

  5. TANIA disse:

    Adorei esta aula ,apliquei com as crianças de uma comunidade que trabalho, foi uma dica e tanto. Obrigada.

  6. MARIA LUIZA disse:

    GOSTEI MUITO..

  7. Antonio Cleto disse:

    Rafael, excelente trabalho!!
    Que Deus continue te iluminando sempre.

    Muito obrigado!

  8. osssman disse:

    eu não procurava isso…mas achei!

  9. lucineia disse:

    lucineia. os alunos adoraram a aula foi um sucesso, os desenhos foram muito criativos, os alunos absorveram bem esta dinamica.
    parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 29 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: