Fama e Sucesso (2)

Trabalhamos uma segunda opção para o tema FAMA E SUCESSO, pois a experiência com o grupo de adolescentes e jovens nos mostrava mais uma vez, como eles valorizam tudo aquilo que é representado e que é o resultado de se ter FAMA E SUCESSO, sem refletir muito sobre o assunto, baseado nas imagens que a mídia, as novelas e as revistas passam como verdades.

DINÂMICA: desta vez, não vamos colocar para o grupo qual é o tema da aula, pois a reflexão final fará com que eles possam concluir sobre o que estivemos falando o tempo todo.
A dinâmica é feita através de pequenos cartazes (formato A4, por exemplo) que serão exibidos ao longo da aula. Nestes cartazes daremos duas opções em texto, de variadas situações, para que cada um possa ler e escolher a que melhor lhe convém. Ao exibir o cartaz, perguntamos: “O que você prefere? Que opção representa mais o que você é?”

Exemplos de textos para os cartazes:
TER A SUA PRIVACIDADE x SER FOTOGRAFADO POR TODO MUNDO
SER VOCÊ MESMO x VIVER UM PERSONAGEM
Mc LANCHE FELIZ x LASANHA da VOVÓ
NAMORAR x FICAR
DORMIR TRANQUILAMENTE x RECEBER TELEFONEMAS DE MADRUGADA
PAZ e ALEGRIA x DINHEIRO e PODER
PODER ESCOLHER O QUE FAZER x TER COMPROMISSOS AGENDADADOS
SER COMUM e SIMPLES x SER O CENTRO das ATENÇÕES
PASSAR DESAPERCEBIDO x VER OS OUTROS COMENTANDO A SUA VIDA
UM SÁBADO NA PRAIA x UM SÁBADO TRABALHANDO
RELÓGIO NIKE x LIVRO DO HARRY POTTER
JOGAR VÍDEO-GAME x IR A ESCOLA
CABELOS LISOS x BOM HUMOR
OLHOS AZUIS x PACIÊNCIA

A cada cartaz exposto, o coordenador do grupo irá esclarecendo melhor cada idéia, pois algumas delas trazem uma primeira impressão de realização, mas se forem analisadas melhor, o jovem irá se acostumar a refletir sobre suas escolhas. É o caso de TER A SUA PRIVACIDADE x SER FOTOGRAFADO POR TODO MUNDO. Parece ser muito bom ser o centro dos interesses de todos, mas na realidade você ser o tempo todo observado, acompanhado, comentado, requer muita maturidade, humildade e até paciência, por exemplo.

Para o final, avaliar as escolhas em confronto com o que o jovem quer para si, se houve coerência nos critérios escolhidos com aquilo que ele deseja para sua vida.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: