Fazendo as malas

TEMA: Fazendo as malas…
OBJETIVO: Provocar uma reflexão sobre o que precisamos cultivar aqui e agora que será importante para levarmos para outras vidas
IDADE: 11 a 13 anos
MATERIAL: folha de papel e lápis para cada aluno, um furador de papel, barbante, tesoura,

DINÂMICA:

Nós fomos a uma vidente e ela viu o nosso futuro (explicar que isso não é possível, que é apenas uma estória para ilustrar). Na próxima vida nós seremos um empreendedor, administrador de empresas, ou dono de um próprio negócio, como queira chamar.

Já que nós sabemos disso, podemos começar a nos preparar para a próxima encarnação.

Vamos fazer nossas malas!

Cada um deverá pegar um papel em branco e dobrar no meio. Depois colocar o papel dobrado na horizontal de forma que a dobra fique para baixo e a parte aberta para cima. O reponsável passará furando cada um, serão dois furos um em cada lado na parte de cima (aberta). Cada aluno receberá um pedaço de barbante para fazer a alça da mala.

Depois de pronta, os alunos deverão abrir a mala e escrever:

O que vocês levarão para a viagem da vida seguinte?

Vamos observar se eles colocarão objetos e coisas materiais ou valores morais.

Após o término iremos analisar alguns casos, neste momento divulgamos que assim como na vida real não podemos levar as coisas materiais para a próxima vida. Vamos riscar tudo que é material da nossa lista.

O que sobrou? Alguns estarão muito despreparados e não terão absolutamente nada. Outros que já se importaram com os valores morais, poderão estar mais preparados, mas vai depender do esforço em conseguir atingí-los hoje, nesta encarnação.

Vejamos então o que é realmente importante. Sabendo disto, refaçam suas listas e escrevam o que é realmente importante.

Discutir sobre o assunto e deixar que els levem a mala pra casa e guardem para sempre lembrarem de refazer seus objetivos lembrando do que realmente é importante nesta existência para nossa vida (que se extende após a morte)

5 respostas para Fazendo as malas

  1. Márcia Amaral disse:

    Gostei demais do site e gostaria que vocês se pudessem me mandassem sugestões de aulas.
    Um abraço fraterno do Núcleo Espírita amigos da Paz

  2. Natália disse:

    Adorei esta idéia. Embora não trabalhe com a Evangelização.
    Faço parte do grupo que estuda a Vida e a Obra de Bezerra de Menezes no Centro Espírita Léon Dennis.
    No domingo passado, dia 29, realizamos o XVII Encontro Espírita Sobre a Vida e a Obra de Bezerra de Menezes e o Tema era “Bezerra de Menezes e a Valorização do Renascimento”. Foi maravilhoso!
    Gosto sempre de preparar uma “lembrancinha” do encontro e tive a idéia de uma malinha onde os encontristas receberiam cinco questões sobre o sentimento que traziam em relação a sua: religião, ao seu corpo, a famíla e amigos, a vida, enfim, para serem respondidas de imediato, logo que iniciássemos o estudo. Essas perguntas ficaram em poder de cada um e ao final do estudo entregamos uma malinha com mais cinco questões relacionadas com as primeiras. Sendo que de forma mais abrangente para que eles puudessem responder e avaliarem seus sentimentos na chegada e se haviam modificado ou acrescentado algo mais ao final do trabalho.
    Vivi uma experiência muito valiosa para mim.
    Qdo estava preparando o material para apresentar ao restante do grupo, precisava encontrar um texto que explicasse o porque da “mala”, embora para mim estivesse bem claro. Mas algumas pessoas ainda não haviam alcançado a minha idéia. Entrei em prece e solicitei aos amigos espirituais que me auxiliassem neste projeto.
    Na manhã seguinte qdo cheguei ao meu trabalho e fui verificar meus e-mails encontro lá uma mensagem enviada pelo Momento Espírita, onde sou cadastrada para receber as mensagens, entitulada ” Arrumar a Mala”.
    Nossa! caiu como uma luva! Fiquei muito feliz e grata aos bons espíritos pelo auxílio.
    E hoje encontro aqui uma idéia parecida como a minha para ser aplicada na Evangelização e fico mais feliz ainda em perceber a harmonia de pensamento que podemos ter mesmo a distância.

    Valeu!!!
    Bjinhos,
    Natália

  3. Rafael disse:

    Muito legal seu depoimento Natália. Obrigado por compartilhar este bom momento conosco.

    Valeu pela idéia da dinâmica para os adultos, vou utilizá-la certamente! Também é bom que a dica fica para os leitores.

    Beijos
    Rafael

  4. Lucinda Mamede disse:

    Adorei o site, consegui ótimas idéias para minha turma de evangelização (07 à 10 anos ), trabalho com evangelização na casa Espírita nosso Lar, em Peruíbe e fiquei muito feliz quando descobri vocês , parabéns e continuem inovando. Fiquem com Deus.

  5. Eliane disse:

    Gostei desse enfoque para evangelizar adultos e jovens, vou tentar em nosso centro, obrigada pela idéia.

%d blogueiros gostam disto: