OBJETIVO: auto-conhecimento, comunicação e aproximação do grupo, reflexão dos pontos de vista, rapidez de raciocínio.
MATERIAL: frases incompletas em uma folha de papel
COMO APLICAR: explicar a turma que você vai iniciar uma frase e que, imediatamente, sem tempo para pensar, alguém irá completar. Estabelecer a ordem das crianças que irão responder antes de iniciar a leitura, para que o tempo de leitura possa ser bem rápido. Se preferir, você pode trabalhar com pequenos grupos entre si, onde o restante da turma acompanha o “pingue-pongue” de frases e depois todos comentam.
SUGESTÕES DE FRASES:
-sinto-me mais feliz quando …
-tenho vergonha de …
-adoro …
-detesto …
-tenho pena de …
-o que mais me irrita é …
-acredito que …
-quando penso na morte, eu …
-para ser meu amigo você tem que …
-o que mais importa para mim é …
-choro quando …
-quando chego na sala eu …
-quem me conhece sabe que …
-quem não me conhece pensa que …