Quem é quem na sala de aula?

OBJETIVO: Conhecer os novos alunos da turma e realizar a integração entre os alunos novos e os alunos antigos, ou entre todos os alunos caso ninguém se conheça.
IDADE: 11 a 13 anos
MATERIAL: Uma folha em branco e lápis para cada aluno.
JUSTIFICATIVA:

No grupo da Rocinha em que trabalho as turmas são divididas de acordo com a idade das crianças. O meu grupo é de crianças de 11 a 13 anos mais ou menos. Todo ano eu escolho algumas, mais velhas e mais preparadas, para “pular” para a turma seguinte e recebo algumas da turma dos mais novos (9-11).

Acaba que a turma fica separada em dois grupos que já se conheciam e por esse motivo fazemos as primeiras aulas do ano de integração entre as crianças. Essa é uma delas.

Essa aula também serve para turmas completamente novas com alunos que não se conhecem.

DINÂMICA:

Faça uma roda na sala e coloque as crianças sentadas de forma que cada uma não conheça o amigo do lado. Eu no caso, intercalo entre alunos novos e alunos antigos.

Cada aluno recebe um papel e um lápis. Cada participante deverá anotar o nome do amigo da sua esquerda. Escolha um para começar e peça que ele fale o nome em voz alta.

Agora cada um deverá tentar adivinhar:

  • O que o amigo mais gosta de fazer
  • Qual música que o amigo mais gosta
  • Uma característica de personalidade (extrovertido/falado, tímido/quieto, hiper-ativo/agitado, tranquilo/calmo)

Eles não podem conversar entre si, a sala tem que estar toda em silêncio.

Depois de 10 minutos peça para que um comece dizendo o que anotou e para o amigo confirmar se é verdade ou não. Quem acertar as três coisas sobre o amigo é o vencedor!

Com esta dinâmica você também irá conhecer melhor as crianças e saberá o que elas gostam de fazer, suas músicas preferidas e suas características, vá preparado.

3 respostas para Quem é quem na sala de aula?

  1. Sandra rosa disse:

    Gostei muito do recuscos usado para as aulas .
    Pois sou uma colaboradora na evangelização, com crianças de 2 há 6 anos de idades. E passei aqui para ter ideias de aulas muito bom .

    Obrigado por me permitir usar o recurco acima

  2. ana cardoso disse:

    Achei excelente as sugestoes. Gostaria de sugestoes em que trabalhe crianças de 11 a 12 anos no tema central amo nossa casa. Obrigada

  3. premeiro quero agradecer por terem repartido esse site, esse recurso ,porque é muito importante para nos que incentivamos as crianças a aprender a amar através da evangelização e colocando esse sentimento tão nobre em prática! porque qdo jesus veio a terra ele pediu !!! ”Amai uns aos outros assim como vos amo….” e outros temas como o teor de nossa vibração,desejos.através da dinamica ,chama muita a atenção das crianças, jovens e adolescentes….. obrigado por vcs ajudarem anos educadores de evangelização…Parabéns

%d blogueiros gostam disto: