Que Brilhe a Vossa Luz…

OBJETIVO: (Mt 5:16) a beleza deste convite é saber que podemos brilhar e que só depende de nosso esforço em fazer algo de bom a cada dia, é querer melhorar, não repetir erros, ter esperança, ter gratidão, ter bom humor, sorrir, amar e perdoar para um dia, finalmente, seguir-mos Jesus. Quanto mais usamos nossos dons, mais eles se desenvolvem e se tornam visíveis e iluminam a nossa volta.

MATERIAL: 4 ou 6 cartolinas pretas (depende do número de crianças), estrelas recortadas em cartolina amarela, lápis, fita crepe, cartolinas extras para atividade final e tesoura.
COMO APLICAR: fixar no quadro-negro ou na parede as cartolinas pretas que representarão o céu. Escreva, ao lado do céu, uma lista de adjetivos. Converse com o grupo sobre o que é cada adjetivo. Distribua as estrelas para o grupo e peça que eles escrevam o próprio nome no centro da estrela.

Cada um irá ler silenciosamente as qualidades listadas e escrever nas pontas de sua própria estrela ‘aquelas que sabe possuir. Aos poucos, cada criança irá colar sua estrela no céu.

Conversar com as crianças:

– temos qualidades para brilhar?

– o que me falta para possuir mais qualidades?

– consegui perceber qualidades que pensava não ter?

– qual qualidade foi mais citada?

– o meu brilho irradia a minha volta ou as minhas qualidades refletem só para mim?

– o céu ficou mais bonito com o brilho das estrelas?

– o que podemos fazer para iluminar outros ambientes também?

Ao final, criar com o grupo astros maiores, como um sol, um cometa, para pessoas que são bons exemplos e listar suas qualidades.

Lista de qualidades e adjetivos: alegria, sinceridade, bondade, delicadeza, justiça, tolerância, carinho, simplicidade, otimismo, confiança, obediência, entusiasmo, coragem, gratidão, solidariedade, respeito, paciência, fé.

4 respostas para Que Brilhe a Vossa Luz…

  1. renata disse:

    AMEI ESSAS GINCANA!
    SOU PROFESSORA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL,E A MESMA SERÁ MUITO UTIL PARA MIM.
    CASO POSSÍVEL ENVIE-ME E-MAILS COM NOVAS GINCANAS PARA Q EU POSSA REALIZAR UM TRABALHO LEGAL COM ELES.
    OBRIGADA!

  2. alexsandra disse:

    gostei muito das atividades colocadas em cada tema,sou iniciante como professora na escola biblica mas,a augum tempo evangelizo crianças durante o periodo do culto e gostaria de receber se possivel sugestoês de atividades para crianças de 3 a 6 anos pois,cuido dessa faixa etaria.

  3. Glaucia disse:

    Alexsandra,
    Transforme o tema para ser trabalhado com crianças de 3 a 6 anos, a exemplo desta com estrelas e céu para enfeitar, em algo lúdico, como por exemplo, a construção de um objeto, a colorir e a desenhar, ouvir histórias, fazer um jornal ou revista, representar uma cena. Você entra com a teoria, mas as crianças complementam com uma atividade. Elas adoram e a aula fica mais interessante e mais fácil de ser lembrada. Se você ler nossas outras dinâmicas, encontrará vários exemplos de atividades que poderão ser adaptadas para a faixa etária de sua turma. Boa aula !

  4. Bruna Rafaela Assis disse:

    gosto muito dos temas e gincanas d vcs,sou profª d EBD p/ crianças d 1 a 6 anos e gostaria d receber sugestões para me auxiliar nas minhas aulas.quero aperfeiçoar minhas aulas para elas aprenderem cada vez mais sobre o nosso Senhor..

%d blogueiros gostam disto: