A culpa é sua!

OBJETIVO: é mais fácil colocar o problema ou a culpa no outro esperando que ele mude, se transforme ou dê o primeiro passo. Justificamos nossa resistência em olhar para nós mesmos e dar um passo além colocando o empecilho no outro e os relacionamentos vão se complicando …
MATERIAL: papel e lápis
COMO APLICAR: vamos perceber a facilidade de criticar e a dificuldade de colocar-se no lugar do outro. Vamos dar a oportunidade de todos experimentarem situações em que terão autoridade, respeito dos demais, poderão dar a última palavra, darão orientações e conselhos, etc.

Divida a turma em quatro grupos: professores, pais, mães e crianças, onde as crianças podem ser divididas em outro grupo de aluno e filhos. Cada grupo irá elaborar uma lista de reclamações a cada um dos outros grupos, destacando qual é o seu papel e o que é esperado do relacionamento com o outro grupo. Por exemplo, o que um aluno espera de um professor, que comportamento é adequado no caso de cola ou falta a uma prova ou briga dentro da sala de aula. Descubra situações que geram conflito e que solução pode ser encontrada. Veja os dois lados da história, daquele que tem a autoridade e daquele que deve obedecer. Coloque frases que costumamos usar como desculpa:

” Não dá tempo”

” eu gostaria , mas ele….”

” você não conhece nossa realidade”

” você não entende”

” se eu tivesse outra oportunidade”

” nesta escola não é possível”

” o professor não deixa”

” porque ele é que…”

” a culpa é de ….”

” se eu pudesse fazer dessa forma”

Ao final, conversar com o grupo:

– que conselhos úteis foram dados?

– consigo perceber a dificuldade de educar?

– e de ser educado?

– mudei meu ponto de vista?

– percebo melhor as boas intenções ?

– sou capaz de mudanças?

– será possível construir uma nova relação?

Uma resposta para A culpa é sua!

  1. Sueli Henrique Cardoso disse:

    Queridos irmãos que todos os acontecimentos sejam bem observados. Quero agradecer pelo trabalho das equipes que muito tem me ajudado.
    Fiquem em paz.

%d blogueiros gostam disto: