OBJETIVO: a partir da visão da criança sobre si mesma, apresentar os conceitos da Doutrina dos Espíritos que esclarecem sobre a relação corpo/espírito e a forma mais consciente e proveitosa que esse conhecimento proporciona ao seu crescimento.
MATERIAL: uma cartolina para cada dupla de alunos; um espelho, o maior que você puder levar.
COMO APLICAR: separar o grupo em duplas. Cada dupla estará simulando uma conversa no computador, como se estivesse numa sala de bate-papo. Explique ao grupo, ou convide um aluno que conheça, como funciona uma sala de bate-papo. Se o grupo não tem acesso a computador, faça a dinâmica como uma conversa ao telefone.
Um internauta irá descrever suas características para o outro.
Importante: o(a) aluno(a) não deve saber quem será sua dupla e para isso é necessário colocar uma carteira de frente para a outra com a cartolina no meio. Para que a cartolina não caia, faça as dobras conforme o esquema: _/\_. Se você tiver tempo, desenhe uma tela ou cole um retângulo na cartolina simulando o monitor.
A dinâmica é dirigida de acordo com o resultado do bate-papo, mas você pode ajudar o grupo com algumas perguntas:
-como você se apresenta para uma pessoa que não está te vendo e despertou seu interesse?
-você acredita que os outros com que você se relaciona (dentro ou fora da internet) são sempre como dizem que são (características físicas ou não) ?
-você sempre diz o que pensa, sente e quer quando está num grupo?
-as pessoas com quem você se relaciona sabem exatamente com você é? (sua professora, sua irmã, o colega da escola)
-você se apresenta de diferentes formas de acordo com quem você irá lidar ?
-por que as pessoas gostam de criar um personagem para se apresentarem ao outro?
Refletir e responder a estas questões conduzirão naturalmente ao estudo da relação de nosso corpo e suas características específicas e sua relação com nosso espírito. Iremos guiar a discussão através da Doutrina, fornecendo elementos para dar-lhes a certeza de que cada um de nós é essencialmente um espírito que circunstancialmente se utiliza de um corpo material como instrumento para exercício das faculdades de pensar, sentir e querer.
Para complementar, você pode levar uma foto ou um desenho de crianças de diferentes raças. Ou ainda, a foto de uma família onde uns filhos herdam as características da mãe e outros herdam as características do pai.
Na conclusão, escolher algumas crianças que irão responder ao grupo se olhando no espelho:
-você gosta de se olhar no espelho? o que você está vendo?
-você é capaz de se descrever como você se vê? (características físicas ou não)
-como as suas características influenciam sua maneira de agir e pensar?
-se o espelho mostrasse os seus pensamentos, o que iríamos ver ?
Formule mais perguntas explorando o que você conhece do seu grupo de alunos.
Muito bom encontrar ajuda para evangelizar nossas crianças, obrigada. Informem se vocês costumam atualizar esses temas.
Muito boa a idéia de divulgação das aulas. Isso nos inspira e auxilia na elaboração de nossas aulas de evangelização.
Parabéns.