OBJETIVO: sabemos discernir o certo do errado, a realidade da ficção? ou estamos tão envolvidos na história da novela, no programa de tv, que nem percebo mais o quanto estou sendo influenciado?
MATERIAL: quadro-negro e giz ou retângulos de papel
COMO APLICAR: escrever no quadro ou no retângulo de papel, colocando lado a lado, cinco nomes de programas de tv (exemplo: BigBrother, Faustão), novelas do momento, filme ou desenho animado que o grupo gosta de assistir ou está na moda. Os alunos irão agrupar-se por nome escolhido (grupo do BigBrother, grupo da novela, etc). Deixar que eles conversem entre si, descobrindo o porquê da escolha de determinado tema. Pedir que cada grupo tenha um representante que irá expor aos demais o que foi conversado. Refletir:
– em que se basearam as escolhas
– se foram avaliados pontos positivos e negativos
– se o que é apresentado pode ser comparado com nossa realidade
– se os valores estão invertidos
– se a pressão da mídia influencia
– se são programas essenciais para a formação do indivíduo
– o que poderia estar fazendo naquele momento se não existisse tal programa
– quanto tempo este programa ocupa em minha vida
– se tenho maturidade para entender o que estão me mostrando
Parabens, pelo excelentre trabalho.
Que Ilumine todos vocês.