OBJETIVO: fortalecer os laços de amizade, perceber as características do outro, receber e aceitar críticas
MATERIAL: uma lista com o nome de cada aluno, cartões simples, como crachás, previamente feitos, com espaço reservado para escrever ao final da aula um nome e uma característica do aluno. Você pode enfeitar cada cartão com um adesivo, um desenho ou colar com durex um pirulito ou uma bala. Cada cartão terá escrito uma mensagem, que poderá ser: ” Parabéns, ———-! Você é reconhecido por ————-“
COMO APLICAR: Prepare a lista com o nome dos alunos listados com uma chamada, e, lado a lado, escreva qualidades como amigo, honesto, amoroso, cuidadoso, sincero. A lista passará por toda a turma, onde cada um irá colocar um X na característica predominante do colega. Se voce tem uma turma grande, leve mais de uma lista. Exemplo:
amigo honesto amoroso cuidadoso sincero
João XXXX X XXX X
Carla XX XX XXXXXX
Recolha a lista e escreva os cartões individuais, colocando o nome e a qualidade que mais tiver X na lista avaliada pelo grupo. No caso acima, João receberá um crachá: ” Parabéns, João! Você é reconhecido por ser um bom amigo.”
Se você preferir, cada um poderá enfeitar o crachá depois de recebido.
Converse com o grupo sobre como cada um recebeu seu crachá e se reconhecem aquela qualidade como predominante.