OBJETIVO: Demonstrar que a pena de morte é falha do ponto de vista do espiritismo.
IDADE: Alunos de 11 a 15 anos.
MATERIAL: Uma folha e um lápis para cada grupo (5 grupos)
JUSTIFICATIVA:
Neste final de semana eu levei uma aula pronta para a turma mas acabei não dando pois a aula se transformou nesta que contarei aqui. Enquanto esperávamos o AP que toca o violão para cantarmos no início das aulas, eu perguntei pra turma sobre a semana, o que eles contavam de novo. Faço isso com freqüência. Ninguém contou nada e eu perguntei sobre uma notícia que tenha chamado a atenção. Uma aluna citou o caso Isabella. Logo depois um aluno falou baixinho: “Tem que cortar a cabeça do pai”. Foi quando percebi que precisava mudar o curso da aula e abordar este tema.
DINÂMICA:
Faça a pergunta para a turma toda: “Um assassino deve morrer?” (A aula falará da pena de morte e principalmente da opinião tola que temos de que um assassino tem que morrer.)
Para facilitar a linha de raciocínio, cite um caso da atualidade que eles estejam acompanhando. (não seja ingênuo, infelizmente as crianças acompanham isso hoje em dia).
Alguns alunos responderão a pergunta dizendo que sim, o assassino merece morrer e outros que não, não devemos punir com a morte.
Separe os alunos em grupos com afinidade na resposta. Se possível, dois grupos que acham que sim para o lado direito da turma e dois grupos que acham que não para o lado esquerdo.
Diga que eles participarão de um debate. Peça para que conversem entre si para um entender por que o outro também tem a mesma opinião e para que eles elaborem três perguntas para o grupo que tem opinião diferente.
Será necessário ajudá-los nas perguntas e não tem jeito,você terá que ajudar com perguntas para os que escolheram sim, um assassino deve morrer, afinal foi a escolha deles.
Abaixo vão algumas sugestões:
Perguntas para o grupo que respondeu sim fazer para o grupo que respondeu não. Estas perguntas tem argumentação fraca que serão “quebradas” no final da aula.
1) Se você fosse a mãe da filha asassinada, não iria querer que o assassino morresse também?
2) Você não acha que a justiça tem que ser feita?
3) Você não acha que ele merece morrer por ter matado uma pessoa inocente?
Perguntas para o grupo que respondeu não fazer para o grupo que respondeu sim. Estas perguntas vão embasar a conclusão final.
1) Você acha que alguém merece morrer?
2) Se fosse você mesmo ou um parente próximo, você aceitaria que o matasse por um erro cometido?
3) A justiça não pode ser feita com uma prisão ao invés de morte?
Monte um esquema para um grupo perguntar para o outro com direito a resposta e incite a discussão. o ponto mais importante é fazer com que eles pensem em argumentos para justificar a escolha. Diga que é como se eles quisessem convencer o outro a mudar de opinião, facilitará o entendimento do objetivo do debate.
Ao final de toda a discussão, peça um tempo para concluir. Fale sobre a pena de morte do ponto de vista do espiritismo e levantes os seguintes aspectos:
- Ninguém merece morrer;
- Ninguém vem ao mundo para matar alguém, então não pode fazer parte do processo a pena de morte;
- A justiça de Deus atua independente da justiça do homem;
- Um bandido morto tem mais liberdade para atuar, pois desencarnado tem mais liberdade para influenciar as pessoas
- Ao ser morto, o assassino ficará com mais raiva e isso poderá causar mais problemas para as próximas encarnações;
- A morte não vai ajudar no crescimento do assassino, na verdade só irá atrapalhar mais;
- A pena de morte devolve na mesma moeda o erro do assassino. Devemos mostrar a outra face como disse Jesus;
Alguns alunos vão até mudar de opinião, mas não se preocupe com isso, pois o obejtivo não é esse. Não devemos nos preocupar em tentar mudar a opinião dos que pensam que um assassino deve morrer. O objetivo é deixar o material para a reflexão. Com certeza eles sairão da aula pelo menos conhecendo o outro lado da moeda que provavelmente nem conheciam antes.
Muito legal, parabéns!
Muito boa uma aula Rafael… parabéns pela iniciativa de compartilhar experiências com outras pessoas. Está ajudando muito gente!
Abraços,
Priscila
obrigada!!!!!!!!!
vou começar a levar Deus e o bem às crianças, adolescentes e
achei aqui boas questões para serem desenvolvidas!
Poste sempre!
Muita paz, luz, fé e firmeza no bem!
Adorei a sua iniciativa’ Parabéns… Fica com Deus.
MUITO CRIATIVA ESTÁ AULA, VC ABORDOU O ASSUNTO DE FORMA DIFERENTE. vOU DAR ESTA AULA. oBRIGADA