Conta Bancária

DINÂMICA:
1º momento: estaremos simulando a abertura de uma conta corrente para cada aluno. A sala de aula é o Banco, o coordenador do grupo é o bancário. Cada um recebe uma quantia para a abertura da conta. Para ficar mais real, será necessário confeccionar as notas de dinheiro no computador ou, como sugestão, podem ser usadas as notas do jogo Banco Imobiliário, pois o manuseio do dinheiro enriquece esta dinâmica, já que cada correntista irá ter perdas ou ganhos em sua conta.
Estipula-se um valor inicial igual para a abertura da conta de todos os correntistas.
Os depósitos e as retiradas da conta corrente obedecem as seguintes regras:
– fazemos depósitos em nossa conta toda vez que somos confiáveis, que somos honestos, quando mantemos a palavra, não fazemos fofoca, não julgamos o outro, etc.
– fazemos retiradas toda vez que somos agressivos, falamos palavrão, cheios de arrogância, maus ouvintes, não damos bom-dia, etc.
– para cada retirada serão necessários quatro depósitos para que o saldo volte a ficar como antes.

2º momento: criar uma história com o grupo para experimentarmos nossos depósitos e retiradas e verificarmos qual será o saldo de nossa conta. Um bom exemplo é a chegada de um aluno novo na sala. Como o recebemos? Será que o acolhemos ou o deixamos de lado? Reparamos seus defeitos, como uma orelha de abano ou uma voz fina, e rimos com o grupo? Fazemos companhia no recreio ou o deixamos isolado?

3º momento: podemos escolher uma passagem na história de Jesus e verificar quantos depósitos Ele fez.

4º momento: deixar com o grupo a seguinte reflexão: como cada um se vê? Sua característica principal faz mais retiradas ou depósitos em seus relacionamentos?
Qual seu saldo final?

2 respostas para Conta Bancária

  1. Márcia Amaral disse:

    a idéia é espetacular, fiz em minha sala e adorei.

  2. eu queria tamto partycipar desse bloq

%d blogueiros gostam disto: