OBJETIVO: mostrar ao grupo que estamos sempre acompanhados de Benfeitores Espirituais, de Protetores e Guias, bem como de nossos Espíritos Familiares. Explique ao grupo quem são e porque eles cuidam de nós.
MATERIAL: retângulos de papel e lápis, uma caixa ou sacola para colocar os papéis para sorteio.
COMO APLICAR: Escreva o nome de cada aluno no papel e dobre, colocando-os na caixa. Toda a turma irá retirar um nome da caixa, como um amigo secreto, sendo que ninguém deve retirar seu próprio nome. Cada aluno irá ser o Anjo daquele que sorteou e, dessa forma, também terá seu Anjo, pois seu nome será retirado por um colega. Se a sua turma for grande, você pode formar famílias de dois ou três componentes, ou seja, um Anjo estará protegendo um grupo. Estabeleça uma série de tarefas em que cada Anjo irá aconselhar, intuir, ajudar ou interferir. As tarefas devem variar de simples, em que se precisa de pouca ou nenhuma ajuda, a tarefas mais complexas, onde a ajuda e os conselhos são necessários.
Exemplo:
– mudar de bairro
– interromper os estudos
– irmãos com dificuldade de relacionamento
– pais ausentes
– saber do roubo de uma prova na escola
– mentir por alguém
– espalhar algo que lhe foi confidenciado
– receber um troco errado
– falta de respeito as pessoas
– maltratar bichos
– cuidar da natureza
– desperdício de comida
– palavrões e brigas
– não adquirir vícios
Ao final, conversar com a turma sobre como foram dados os conselhos, que atitudes foram seguidas, que atitudes foram repensadas, se prestamos atenção aos conselhos, se o conselho ou ajuda teve papel preponderante, o que isto acrescentou no meu modo de viver.
Super legal, é isso aí gente , vamos mandar sugestões também para enriquecer as atividades.
Obrigado, Reinaldo por seu carinho !
O site funciona como vc sugere: para todos e com todos se sentindo a vontade para participar !
Seja bem-vindo!
no meu caso não é uma resposta é uma pergunta .
Não sei como aplicar esta atividade em sala de aula ..gostaria de mais orientação.
Att.Alan
Estou muito feliz com este site. percebi que minha turma absorve mais o assunto quando invento uma maneira dinamica para aplica-lo.
Vou precisar muito de vcs.
Olá, Alan …
O objetivo desta dinâmica é mostrar ao grupo que temos companhias espirituais, que têm um papel importante em nossas vidas e nos auxiliam, se nós permitimos sua interferência.
Cada um do grupo sorteia um nome. Por exemplo, eu sorteio “Alan”, então “Glaucia” fará o papel de Espírito Protetor, e por isso mesmo, responsável em orientá-lo, dar conselhos e conversar sobre cada problema (da lista de exemplos que se encontra ao final do texto) proposto durante a aula ….Da mesma forma, alguém do grupo tirou o nome “Glaucia”, por exemplo “Rafael”. Então “Rafael” será o meu Espírito Protetor e eu darei atenção aos conselhos ou não, de acordo com meus interesses. A aula gira em torno do que os Anjos ou Espíritos Protetores conversam com seus protegidos e se estes protegidos aceitam ou não os conselhos.
Espero que tenha ficado mais claro, mas por favor, não hesite em perguntar.
Boa aula !!!
bem como de nossos Espíritos Familiares
muito boa a intensao, mas, a palavra de Deus, fala que espiritos familiares, são a manifestação de demonios quando alguem quer falar algo da parte de Deus, mas, não é Deus, é simplismente a pessoa que quer da seu recado para o povo…
entao da vazao para demonios..
Quem ama, ensina o caminho!! pazz
bem como de nossos Espíritos Familiares
muito boa a intensao, mas, a palavra de Deus, fala que espiritos familiares, são a manifestação de demonios quando alguem quer falar algo da parte de Deus, mas, não é Deus, é simplismente a pessoa que quer da seu recado para o povo…
entao da vazao para demonios (bem como de nossos Espíritos Familiares)..
Quem ama, ensina o caminho!! pazz
gostei muito meu irmãozinho se tiver mais mande para meu e-mail. é disso que esse mundo precisa nesse momento
continue assim que Deus ira te abençoar.;
a idéia é otima mais eu trabalho com o jardim um e acho muito dificil que se trabalhe esse tipo de atividades com eles
Muito legal.
Obrigado!
Vai ser muito útil na minha aula.
Que bom que existe gente boa como vocês.
Abraços.
Francisco