Nosso Pai

OBJETIVO: conhecer Deus, compreender melhor suas Leis, reconhecer-nos como seus filhos, estabelecer uma identidade com Ele.

MATERIAL: nenhum ou você pode escrever a oração no quadro ou distribuir em folha para seus alunos acompanharem

COMO APLICAR: fazer a leitura da frase em destaque da oração e conversar com o grupo sucessivamente.

PAI NOSSO: Jesus nos apresentou o Pai, não o Criador, nem o Rei, nem Deus, mas o Pai de cada um de nós e de todas as criaturas. É um apelo que nos recorda nossa filiação divina, nossa verdadeira paternidade. Jesus demonstra a nítida consciência da relação íntima com o Deus, da identidade por ele vivida – “Eu e o Pai somos um”. Nós ainda somos os seus filhos em evolução, em crescimento.

QUE ESTAIS NO CÉU: se nossos valores são essencialmente representados pelos bens da Terra, o céu se torna uma abstração, inatingível e longínquo. Somos habitantes deste mesmo céu, a cada retorno nosso ‘a pátria espiritual, nosso lar.

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: para honrar nossa filiação divina. Tudo que possamos compreender sobre Deus, tudo que possamos alcançar sobre Deus, está no entendimento de suas Leis. Aquilo que chamamos de justiça, bondade, castigo, recompensa nada mais é do que a aplicação de suas Leis, agindo a favor do equilíbrio de sua Criação, nos mínimos detalhes. Santificar é o roteiro para a felicidade, ajustando nosso comportamento ‘a perfeição das Leis que regem o Universo. Somos invadidos pela Divindade, tanto que dela nos sustentamos, nela vivemos, respiramos e existimos

VENHA O TEU REINO: é o pedido de ajuda para que edifiquemos no mundo íntimo o Reino dos Céus. Se a vida se apresenta sedutora, com seus supérfluos e futilidades, dificilmente realizaremos nossa reforma íntima e alcançaremos este Reino. Sem reforma íntima, o homem está distanciado de Deus, pois não ama adequadamente a si mesmo e a seu próximo, permanece cheio de vícios e erros, fracassa nas provas a que se dispôs nesta encarnação, dilatando seu processo de melhoria.

SEJA FEITA A TUA VONTADE: se meus caprichos e desejos devem ser atendidos primeiramente, pouca força temos para acionar nossa vontade. A submissão ao que vem de Deus, é o reflexo de humildade no reconhecimento de que necessitamos de ajuda e na crença de que tudo que vem de Deus é o melhor para nós. É a confiança em Deus que nos estimula ao progresso, onde Deus oferece o campo de luta e as possibilidades de vencer.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE: o pão é o simbolismo da palavra que alimenta, que sacia, bem como o pão propriamente dito, que nutre. É o exercicio de nossas habilidades, onde usamos de nosso livre-arbítrio na aplicação de nossas potencialidades.

PREDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO: é a importância da atitude perante o próximo. Se não me importo de caluniar, mentir, injustiçar, dar apelidos, não posso esperar bons relacionamentos. É a ação e reação das palavras e dos sentimentos que nelas impregnamos. Devemos deixar de ser juízes de nossos semelhantes, sem censuras ou acusações, respeitando os direitos dos outros e criando o ambiente para que o bem aja e se fortaleça.
NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO: é a porta larga, das facilidades, das superficialidades, ou a porta estreita da dedicação, abnegação, do abrir mão de meu tempo ou de minhas coisas em favor de um bem maior. Ao passarmos pela entrada da porta estreita, um vasto horizonte aparece para nós.

LIVRAI-NOS DO MAL: se santifico seu nome, se perdôo ao próximo, se não caio mais em tentação, estamos livres de todo o mal.

ORAÇÃO DE DEUS PARA NÓS
Meu filho que estais na Terra
Conheço perfeitamente seu nome
e o pronuncio santificando-o
porque te amo
Não, não estais sós,
mas habitado por mim
e juntos construiremos este Reino
do qual tu vai ser o herdeiro
Gosto de que faças a minha vontade
pois a minha vontade é de que sejas feliz
Conta sempre comigo
e terás o pão para hoje, não te preocupes,
só te peço que saibas compartilhá-lo com teus irmãos
Sabes que perdôo todas as suas ofensas
antes mesmo que a cometas
por isso te peço que faças o mesmo com os que a ti te ofendem
Para que nunca caia em tentação,
toma forte minha mão
e eu te sustentarei
porque te amo desde sempre.
Teu Pai

6 respostas para Nosso Pai

  1. Wilton Pontes disse:

    Adorei o site e me ajudou bastante na aula que tenho que dr no sábado. Muito bem feito e organizado. Parabéns!

  2. adorei essas dicas de aulas para a evangelização infantil,eu juntamente com minhas irmas damos evangelizaçaõ para crianças.
    sempre estarei entrando para ver algo novo e se puderem me passar algo por email fiquem a vontade.
    tatiana regina.

  3. Andre disse:

    Adorei a aula. Já estou utilizando hoje com o 3º ciclo. Só dei um incrementada com a narrativa de Humberto de Campos do Livro Boa Nova.
    Andre pessanha

  4. Catia disse:

    Muito lindo. Vou utilizar em minha próxima aula. Não conhecia a Oraçao de Deus para nós. Gostaria de saber de quem é a autoria. Parabéns pelo site

  5. MARCELO disse:

    Gostei muito. Tenha certeza de que irei utilizar. Já havia começado um trabalho com as crianças sobre o Decálogo e a vinda de Jesus. Muito obrigado, fineza, qualquer novidade ou sugestões de aulas, enviar via e-mail.

  6. Erica disse:

    Estou de visita no site e achando tudo muito bem elaborado e realmente didático.Maaaas, senti falta das referências evangélias, bibliográficas e evangélias para cada uma das aulas, ou eu é que não consegui encontrar quem sabe né?!
    Agradeço desde já o espaço e aguardo novidades, afinal o site integra agora a minha seleta lista de favoritos.Sou iniciante na tarefa de evangelizar e estou realmente empolgadíssima…
    Abraços

%d blogueiros gostam disto: