APRENDENDO com o JOGO da VELHA

OBJETIVO: trabalhar a teoria da Doutrina dos Espíritos de maneira divertida. Este jogo pode ser usado para trabalhar conceitos novos, reforçar o conhecimento básico do Espiritismo ou para rever temas aprendidos em aulas anteriores.

MATERIAL: folha de papel pardo com o jogo da velha e o tema a ser trabalhado, desenhado e escrito grande o suficiente para que todos possam ler de seus lugares na sala de aula ; os símbolos do jogo da velha + e O recortados em cartolina, pelo menos 6 unidades de cada.

COMO APLICAR: em cada espaço que corresponde a uma “casa” do jogo da velha, escrever o tema que será trabalhado.O ideal é que esta etapa seja feita anteriormente, em casa.

Exemplo: para uma aula de reforço sobre a teoria básica da Doutrina, as 9 “casas” do jogo da velha podem ter as palavras – EVANGELIZAÇÃO; REINO DE DEUS; REENCARNAÇÃO; PLANETA TERRA; SOLIDARIEDADE; LIVRE-ARBÍTRIO; LEI DE CAUSA E EFEITO; PERDÃO; EGOÍSMO, onde cada palavra é escrita em uma “casa” do jogo.

A turma se divide em dois grupos, onde um grupo representa + e o outro, O. Alternadamente, os grupos escolhem uma palavra e dão a definição oralmente. A medida que vão acertando, os símbolos do jogo vão sendo marcados. A escolha das palavras devem visar o traçado de uma linha horizontal, vertical ou em diagonal, que é como funciona um jogo da velha tradicional. É importante o grupo perceber sózinho esta necessidade. Vence quem fizer primeiro a linha em um dos sentidos.

VARIAÇÕES: em cada “casa” do jogo da velha escrever a definição e o grupo precisa descobrir sobre o que se está falando.

Exemplo: maior ensinamento de Jesus (amor); forte mecanismo que nos impulsiona ao trabalho, ao esforço e ao progresso (vontade); conversa sincera com Deus e com os amigos espirituais e que nos trazem inspiração e conforto
(prece).

19 Responses to APRENDENDO com o JOGO da VELHA

  1. Magdala disse:

    Olá,
    Estou iniciando na tarefa de evangelizar e estou adorando. Para tanto, procuro mecanismos diferentes de transmitir minhas aulinhas de forma à chamar a atenção das crianças (7 a 8 anos). Se houver alguma dica, por favor entre em contato, desde já agradeço.

  2. Gláucia disse:

    Olá querida Magdala,
    a tarefa de evangelizar é muito enriquecedora e gratificante para nós evangelizadores. Nossa melhor dica para seu trabalho é justamente este site, que nasceu da idéia de divulgarmos as aulas que experimentamos com nosso grupo de alunos. Visite-o periodicamente, pois estaremos renovando constantemente seu conteúdo. Esperamos com isso ajudá-la de alguma forma.
    Um abraço com muito carinho.

  3. carla fernanda disse:

    Adorei as dinâmicas encontradas aqui. Estão me facilitando muito na transmissão dos ensinamentos a minha turminha que vai dos 7 aos 8 anos.
    O ano passado estava com a turma dos 4 aos 6 anos e a condução das aulas era diferente. Neste ano, estou sofrendo pra fazer minhas aulinhas que não enfadem as crianças com tantas histórinhas, pois agora muitos sabem ler e estão ávidos por escrever e ler e não mais escutar.

  4. Lucimara disse:

    Bom dia!

    Sou uma das das colaboradoras na evangelização espírita infantil no centro Espírita Dr Bezerra de Menezes em Rincão-SP e estou à procura de material didático e sugestões para planejamento de aulas mais dinâmicas.
    O grupo de evangelizandos é composto por uma faixa estária mesclada que varia de 04 à 11 anos.
    Se haver possibilidade de me fornecerem algum material ficarei muito grata.
    Obs.: Adorei a sugestão do jogo da velha.

    Fiquem com Deus

    Lucimara

  5. Izilda Ap.Pereira disse:

    Gostaria de saber onde encontro temas de aulas para poder aproveitar algumas idéias, Ex: Morte …seria aula para crianças de 4 à 6 anos
    Obrigada

  6. Glaucia disse:

    São indicações de sites, por favor faça a pesquisa e depois, se precisar de ajuda para montar sua aula, procure-nos novamente. Desde já lhe adianto que pensarei sobre uma aula que aborde este tema. Faça-nos uma visista brevemente para conferir.
    Seguem os sites:
    http://www.mundojovem.pucrs.br/subsidios-dinamicas.php
    http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/
    http://www.terraespiritual.org/espiritismo/artigos2a.html
    http://www.nossolar.org.br/temat.php
    http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp?id=032
    Acredito que estes sites te ajudarão !!
    Boa aula !

  7. Maria Aparecida Tenerello disse:

    Gostaria de receber exemplos de plano de aula p/ evangelização e infantil.
    Represento um grupo de evangelizadores jovens e pretendo fazer um planejamento semestral co eles.
    Deus os abençõe.

  8. Gostaria de receber mais exemplos de plano de aulas p/ evangelização
    infantil, pois coordeno um grupo de evangelizadores jovens.
    Deus os abençõe

  9. Rafael disse:

    Oi Maria,

    Não temos nenhum plano de aula ainda!
    O material que temos são as aulas em si e todas elas estão no site.

    Atenciosamente,
    Rafael

  10. Cleonice disse:

    Adorei a sugestão do Jogo da Velha!
    Vou mais vezes o site.
    As aulas se tornam mais atrativas com atividades lúdicas.
    Que deus continue abençoando!

  11. andrea torres disse:

    aceito sugestoes para aula de evangelizaçao ,sou iniciante epretendo aprender ,sempre mais.

  12. Roseli Figueiredo disse:

    Sou coordenadora da evangelização de uma casa espírita que está no inicio de sua evangelização por isso estou com pouco material de plano anual.

  13. Monica disse:

    Estou iniciando aulas de evangelização infantil e gostaria de receber sugestões de aulas. Sinto a necessidade de estimular os alunos a terem frequência nas aulas.
    Gostaria de aplicar dinâmicas, teorias, exercícios, e derrepente teatro.
    Um abraço e fiquem com Deus

  14. Luciana Cunha disse:

    Por favor estamos precisando de um roteiro de aula anual para evangelizacao do ciclo I, II, III.O material que possuimos ja foi todo aplicado, precisamos de mais novidades para que as aulas nao fiquem monotonas para as criancas. Somos de Santa Maria da Vitoria-Ba, oeste baiano, trabalhamos no Grupo Espirita Uniao e Amor GEUA

  15. Theresinha da silva parangaba disse:

    Por favor, gostaria de receber dicas de planos de aulas e dinamicas para estimular o aprendizado.estou iniciando e grupo tem de 05a08.

  16. Celma disse:

    Adorei o jogo da velha, vou aplicar na aula. Agradecida. DEUS é LUZ

  17. brenda luiza disse:

    gente eu penss@v@ que fosse o jogo poch@ m@s gostei mesmo @ssim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Edna Antôni Alves Pinto disse:

    MARARVILHO,ESTAS IDÊIAS ME AJUDA TANTO NAS MINHAS EVANGELIZAÇÕES.
    PARABÉNS.E QUE JESUS TE ABENÇOE.
    EDNA.

  19. loreta disse:

    gostaria de receber sugestoes sobre dinamicas que poso estar realizando com a evangelizão de jovens de 12 a 16 pois sou evangelizadora iniciante e gostaria dee tornar nossas aulas mais chamativas tambem estou querendo realkizar um acampamento para eles obrigado