O que te faz feliz?

OBJETIVO: Refletir sobre o que é a Felicidade e como podemos buscá-la.
IDADE: 13 a 18 anos
MATERIAL: quadro-negro e giz

DINÂMICA:

Escreva no quadro a frase: O que te faz feliz?

Deixe que os alunos respondam aleatoriamente. Anote abaixo em tópicos algumas respostas.

Depois, escreva a frase: O que te faz infeliz?

Provavelmente eles irão levantar problemas externos, muitas vezes apontando pessoas específicas.

Para definir o que me faz feliz ou infeliz, precisamos entender a felicidade…

A nossa felicidade depende de quem? Ninguém além de nós mesmos.. Então por que  dizemos que tais fatores externos me deixam feliz ou infeliz. Nós não podemos dar as rédeas para a nossa felicidade? Como podemos impor limites e usufruir da verdadeira felicidade?

Estas são questões que podem ser levantadas e explicadas durante a aula. Podemos falar sobre a definição de felicidade do Livro dos Espíritos e concluir que a felicidade depende única e exclusivamente de nós mesmos.

12 Responses to O que te faz feliz?

  1. Salve Rafael!!! Nos conhecemos no #HoraExtra, e em tal oportunidade não sabia que é espírita. Compartilhei este blog com minha mãe que pode utilizá-lo do Brasil, já que eu estou a explorar terras portuguesas por um tempo…
    Abraço!

  2. Katy disse:

    Gostei muito do seu site, vou vinculá-lo ao do Nosso Centro para aproveitar seu material.Abraços nossos

  3. ALCIONE ALMEIDA PESSOA disse:

    ,MARAVILHOSO ESSE SITE. QUE VC CONTINUE TENDO MUITA PAZ, LUZ E DISERNIMENTO PARA CONTINUAR A CAMINHADA TEERENA FAZENDO O BEM E PRATICANDO A CARIDADE. E JÁ SABEMOS QUE ESTAMOS VIVENDO AQUI E QUE ESSE MUNDO É NOSSO EDUCANDÁRIO PARA NOSSA EVOLUÇÃO. JESUS DE NAZARÉ LHE ABENÇOE E LHE GUARDE EM TODOS OS MOMENTOS DE SUA CAMINHADA. PAZ E ALEGRIA!!! ABRAÇO FRATERNO. DA SUA IRMÃ EM CRISTO, ALCIONE ALMEIDA PESSOA- CAETÉ-MINAS GERAIS.

  4. Helenita Mattos disse:

    Amei este site, combina com a comunidade que trabalho em Planaltina de Goiás. Este tema foi muito bem recebido pelo jovens, adorei!

  5. isabel disse:

    NOSSA ADOREI A DINAMICA!! ELA REALMENTE NOS FAZ REFLETIR MUITO.E COM CERTEZA TBM FARÁ NOSSOS JOVENS A REFLETIREN E A BUSCAREM UM MERORAMENTO MORAL E ESPIRITUAL…
    PARABÉNS

  6. Margô Betsa disse:

    Rafael, estou iniciando uma turma de pré-mocidade no Centro que frequento. Moro numa cidade muito pequena do Sul de Minas e tenho poucos alunos, porém adorei suas sugestões e já usei a aula: “O que me faz feliz?”
    Agradeço muito as sugestões.

  7. Flávia disse:

    Adorei! Recebi recentemente a missão de evangelizar as crianças do nosso centro espírita que se chama Renascer, em Juiz de Fora-MG.
    Agradeço as preciosas informações, pois serão muito úteis para mim! Um abraço para você!

  8. Luciene disse:

    Oi Rafa ( olha a intimidade né ) Adorei seu blog, se me permitir copiarei algumas aulinhas para o meu blog tá… mas com seus devidos creditos…
    Beijos

  9. rico disse:

    é verdade ninguém pode dar as rédeas da nossa felicidade ,porque a alegria do SENHOR JESUS é a nossa força (jer=15:10)

  10. Oi Rafa,adorei seu blog.
    ,se vc me permite copiarei suas aulas cujo temas combina com a realidade dos nossos evangelizandos aqui da Casa espirita Dr Adolfo o Apostolo da Caridade em Guarapari ES. Deus te ilumine